Análise de livro: Instant HTML5 2D Platformer (Packt Publishing)

BookInstantHTML5PlatformerEsse é o primeiro livro da série “[Instant]” da Packt que leio (existem vários livros da mesma série) e de cara você percebe que o livro consiste de uma série de “receitas” sequenciais (não sei se outros títulos da série possuem a mesma estrutura).

O livro foca em desenvolver de maneira progressiva um framework HTML5/JavaScript para jogos 2D, usando um jogo de plataforma como exemplo. Discute o básico como elemento canvas, sprite e animação, input, parallax, física (colisão e pulo), inimigos e objetos, áudio e GUI. Cada receita é composta de duas seções: “How to do it” e “How it works”. A primeira seção possui uma abordagem passo-a-passo para implementar um determinado tópico, com código, enquanto a segunda seção explica um pouco mais sobre o código previamente apresentado.

Conforme mencionado no livro, o autor assume que o leitor já possua conhecimento em HTML e JavaScript (básico para intermediário) e foca apenas no código apresentado no livro. Apesar de não explicar as tecnologias, acredito que o texto e código sejam fáceis para entender e acompanhar, assim como portar o código para outra tecnologia, se você quiser.

Minha opinião sobre o livro é dividida; isto é, ele cobre vários aspectos para começar a desenvolver um jogo 2D, mas não vai além do básico: a seção “How it works” explica o código e inclui pouca teoria; não há nenhuma explicação detalhada sobre o tópico e nem são mencionados eventuais problemas que o leitor pode encontrar. Exemplos: como tocar uma música de fundo em loop? Todos os navegadores suportam áudio? Em um jogo de plataforma (gênero do livro), como lidar com plataformas flutuantes ao invés de definir o jogador numa posição fixa no eixo Y? O jogo em HTML5 roda igual no desktop e em smartphones?

Poderiam existir duas seções adicionais, “There’s more” (mais detalhes teóricos e de implementação) e “See also” (referências para aprofundar os estudos ou mesmo libs JS que poderiam ajudar o desenvolvimento), que já vi em outros livros da mesma editora.

Gostei que o código-fonte aplica orientação a objetos e possui gerenciadores (ObjectManager e AnimationManager). Realmente oferece um ponto de partida para um framework de jogos, apesar de existirem alguns bugs, como uso de frameWidth e frameHeight ao invés de texture.width/.height no AnimationManager.BoundingBox (depois que enviei uma errata pelo site, o autor corrigiu essa parte).

Esse é um bom livro se você é novo em desenvolvimento de jogos e quer começar a desenvolver em HTML5/JS, mas tenha em mente que, por causa da abordagem “short, fast, focused guide” (conforme mencionado no site do livro), você terá que procurar por informações detalhadas em outro lugar.

Link para a página do livro no site da editora.

Be Sociable, Share!

2 thoughts on “Análise de livro: Instant HTML5 2D Platformer (Packt Publishing)

  1. Gustavo

    Gostei da análise e estudarei o livro pois, apesar de nao ser muito detalhado, apresenta o basicão! Abraços e parabéns pelo ótimo material!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>