Engine: como pronunciar?

Uma coisa que falo pros meus alunos é que eu não sou O senhor inglês (nem português), mas que é sempre bom sabermos pronunciar corretamente os termos que são comuns na nossa área, principalmente porque “pega mal” falar errado (certa vez, uma pessoa me falou que o conteúdo de uma palestra foi por água abaixo quando o palestrante ficou falando o termo “pixeis”).

Existem algumas palavras que me incomodam mais que outras, e “engine” é uma delas. Duas pronúncias que ouço com frequência são: “endjáine” e “enguíne”. Pra mim é igual alguém escrever “mais” no lugar de “mas”.

Pra tentar corrigir a pronúncia, antes eu perguntava sobre engenharia ou engenheiro. Nunca ouvi uma pessoa falando “en-djái-ni-er” nem “en-guí-ni-er”. E você?

Agora, o que eu pergunto é: “Alguém já jogou Daytona USA? O que o cara falava antes da corrida?” (é engraçado ter que perguntar se alguém já jogou ao invés de se alguém se lembra do jogo…).

Para quem nunca jogou o Daytona USA ou não se lembra, segue um vídeo no tempo exato em que ele fala “Gentlemen! Start your engines.”

E é assim que pronunciamos o famoso termo “engine”!

Be Sociable, Share!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>